LINHA ÉTICA
LITOCAR

 

A Litocar disponibiliza o canal Linha Ética, onde poderá comunicar irregularidades, condutas inadequadas ou incumprimento de normas internas, que se enquadrem nas categorias previstas pela legislação em vigor. Todas a comunicações são tratadas de forma independente e confidencial, garantindo a proteção dos seus dados pessoais, podendo manter o anonimato, assinalando esta opção no formulário.

A Litocar Portugal assegurará uma resposta a todas as situações comunicadas.

A decisão de reporte deve ser tomada de forma consciente, ponderada e honesta.

PERGUNTAS FREQUENTES

O QUE É O CANAL DE DENÚNCIA

O Canal de Denúncia, também designado de Linha Ética, é um canal de comunicação, seguro, independente e imparcial, operado por uma entidade independente, ao qual poderá recorrer para reportar situações observadas ou suspeitas que violem as normas legais ou internas.

Salientamos que, se preferir, poderá reportar a sua denúncia de forma anonima, mas no caso de optar por se identificar, a sua identidade será tratada de maneira absolutamente confidencial, garantindo assim a sua segurança e a inexistência de qualquer ação por parte da organização que o prejudique.

QUE TIPO DE DENÚNCIA POSSO FAZER

São consideradas irregularidades os atos e omissões, dolosas ou negligentes, imputados à conduta de Colaboradores, Trabalhadores ou membros dos Órgãos de Administração da Litocar desde que afetem uma pessoa ou a organização, relacionadas com qualquer conduta ilegal, antiética ou ilícita, incluindo a violação dos valores ou padrões definidos no Código de Ética e Conduta.

QUANDO POSSO REPORTAR DENÚNCIAS?

Esta plataforma está disponível para reportar denúncias/ irregularidades a qualquer hora, 7 dias por semana.

QUE INFORMAÇÕES DEVO FORNECER QUANDO REPORTAR A DENÚNCIA?

É de extrema importância que a denúncia seja fundamentada e concreta, pelo que devem ser fornecidas todas as informações e detalhes possíveis ao longo da sua exposição, bem como evidências da mesma, para possibilitar o devido apuramento dos fatos.

Como tal pedimos que nos indique no mínimo:

  • A categoria em que se insere
  • O tipo de evento a reportar;
  • Efetue uma breve descrição dos factos que suportam a irregularidade comunicada;
  • Se a situação relatada foi observada, presenciada ou suspeita;
  • Se a situação relatada continua a ocorrer;
  • Se possuí alguma evidência de suporte à irregularidade encontrada, adicionando essa informação à denúncia (exemplo: fotos, relatórios, entre outros); e
  • identificar a relação do autor da irregularidade com a nossa instituição.

COMO POSSO ACOMPANHAR A MINHA DENÚNCIA?

Na conclusão do registo de uma denúncia, será atribuído, automaticamente, um código de acesso, que permitirá que aceda à sua denúncia para acompanhamento da evolução do seu tratamento. É importante referir que, sem o código de acesso, não é possível o seu acesso e o acompanhamento da denúncia registrada. Certifique-se que guarda o código em local seguro.
Informação adicional
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Re

Litocar e a Sustentabilidade

4000

painéis fotovoltaicos em 17 centrais instaladas

93 %

da energia consumida no grupo compensada com produção equivalente

276

toneladas de emissões de CO2 para a atmosfera evitadas

6,7%

de redução no consumo de água

394

toneladas de resíduos encaminhados