LINHA ÉTICA
LITOCAR
A Litocar Portugal assegurará uma resposta a todas as situações comunicadas.
A decisão de reporte deve ser tomada de forma consciente, ponderada e honesta.
PERGUNTAS FREQUENTES
O QUE É O CANAL DE DENÚNCIA
O Canal de Denúncia, também designado de Linha Ética, é um canal de comunicação, seguro, independente e imparcial, operado por uma entidade independente, ao qual poderá recorrer para reportar situações observadas ou suspeitas que violem as normas legais ou internas.Salientamos que, se preferir, poderá reportar a sua denúncia de forma anonima, mas no caso de optar por se identificar, a sua identidade será tratada de maneira absolutamente confidencial, garantindo assim a sua segurança e a inexistência de qualquer ação por parte da organização que o prejudique.
QUE TIPO DE DENÚNCIA POSSO FAZER
São consideradas irregularidades os atos e omissões, dolosas ou negligentes, imputados à conduta de Colaboradores, Trabalhadores ou membros dos Órgãos de Administração da Litocar desde que afetem uma pessoa ou a organização, relacionadas com qualquer conduta ilegal, antiética ou ilícita, incluindo a violação dos valores ou padrões definidos no Código de Ética e Conduta.QUANDO POSSO REPORTAR DENÚNCIAS?
Esta plataforma está disponível para reportar denúncias/ irregularidades a qualquer hora, 7 dias por semana.QUE INFORMAÇÕES DEVO FORNECER QUANDO REPORTAR A DENÚNCIA?
É de extrema importância que a denúncia seja fundamentada e concreta, pelo que devem ser fornecidas todas as informações e detalhes possíveis ao longo da sua exposição, bem como evidências da mesma, para possibilitar o devido apuramento dos fatos.Como tal pedimos que nos indique no mínimo:
- A categoria em que se insere
- O tipo de evento a reportar;
- Efetue uma breve descrição dos factos que suportam a irregularidade comunicada;
- Se a situação relatada foi observada, presenciada ou suspeita;
- Se a situação relatada continua a ocorrer;
- Se possuí alguma evidência de suporte à irregularidade encontrada, adicionando essa informação à denúncia (exemplo: fotos, relatórios, entre outros); e
- identificar a relação do autor da irregularidade com a nossa instituição.
COMO POSSO ACOMPANHAR A MINHA DENÚNCIA?
Na conclusão do registo de uma denúncia, será atribuído, automaticamente, um código de acesso, que permitirá que aceda à sua denúncia para acompanhamento da evolução do seu tratamento. É importante referir que, sem o código de acesso, não é possível o seu acesso e o acompanhamento da denúncia registrada. Certifique-se que guarda o código em local seguro.Informação adicional